Tatuí, 30 de Abr de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • Brasil Olímpico em 1960
  • Cláudio Aldecir - em 03/02/2017 20:31:38

    Aí estão os jovens jogadores do Brasil, envergando a camisa da seleção olímpica em 1960. Dois deles marcariam presença e história em seus clubes: o histórico Roberto Dias, no São Paulo F. C., e o meia Gerson, no Flamengo, Botafogo e também no tricolor do Morumbi. Além, claro, de ambos terem atuado na seleção brasileira.

    Eram as Olimpíadas de Roma e o Brasil jogava no Estádio “Giovanni Berta”, em Florença, no dia 1o de setembro de 1960. Não tivemos uma jornada de bons resultados. Final: Itália 3 a 1 Brasil (Waldir).

    Em pé, podemos recordar de: Nonô, Carlos Alberto, Rubens, Dari, Roberto Dias e Décio Teixeira. Agachados: Paulinho, Vanderley, China, Gérson e Waldir.

    Havíamos superado com autoridade a Inglaterra por 4 a 3, com gols de China (2), Gérson e Wanderley. Depois, outra vitória tranquila frente a Taiwan, por 5 a 0, com gols de Gerson (3) e Dias (2). Finalmente, acabamos desclassificados pela Itália. Éramos orientados pelo treinador Antoninho, que levou os melhores e mais destacados jogadores da ocasião para representar o Brasil.

    Histórias do futebol

    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade