Tatuí, 30 de Mai de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • O Jabuca
  • Cláudio Aldecir - em 28/01/2017 10:12:30

    foto: Arquivo Cláudio Aldecir

    Jabuca, assim era chamado carinhosamente por torcedores, imprensa, outros clubes, enfim o Jabaquara tradicional clube de Santos-SP que nasceu Hespanha (com H mesmo), viveu momentos gloriosos fazendo parte da elite do futebol paulista, denominada na época de Divisão Especial, um ano depois desta foto, em 1963 foi rebaixado para nunca mais voltar a jogar entre os grandes.

    Eram muito esperados os clássicos santistas, entre ele, o Santos e a Portuguesa, lógico o alvinegro ganhava quase todas, mas de qualquer maneira era divertido ver as partidas ou em Ulrico Mursa, casa da lusa ou na Vila Belmiro, já que o Jabuca não tinha estádio suficientemente grande para jogos de muitos torcedores.

    Ficou uma saudade imensa do querido Jabaquara, assim como outros clubes que fizeram a história do futebol de São Paulo, como o Nacional da Capital, Mogiana de Campinas, Ypiranga também da Capital, Hepacaré de Lorena, Elvira de Jacareí, Ferroviária de Botucatu, Derac de Itapetininga, até o Volkswagen Clube de São Bernardo que desfilou pela então segunda divisão de profissionais. Grandes clubes e jogadores inesquecíveis.

    Na foto podemos recordar de alguns deles. Em pé: Macedo, Dudizio, Rubens Sales, Lucas, Carlão e Esnel. Agachados: Marcos (jogou no Corinthians, Santos e Bangu), Liminha (ex-craque do Palmeiras e do Ypiranga), Cabrita (também jogou no Guarani de Campinas e no Noroeste de Bauru), Célio (goleador da Ponte Preta, Vasco, Nacional de Montevidéu e Corinthians) e Alcides (foi jogador do São Paulo F.C.).

    Por ter sua origem junto aos imigrantes espanhóis da cidade, o Jabuca tinha as cores predominantes vermelha e amarela da bandeira espanhola.

    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade