Tatuí, 29 de Jun de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • Paulo Lumumba
  • Cláudio Aldecir - em 03/12/2016 08:35:27

    Naquele período entre o final do torneio Rio-São Paulo e o começo do Campeonato Paulista o tricolor realizou alguns amistosos no interior de São Paulo, este da foto foi um na cidade paulista de Franca, no dia 23 de abril de 1961 e um empate cheio de gols em 3 x 3, com gols de Nilton, Reizinho e Fausto, Amauri e Canhoteiro com dois tentos, para o tricolor.

    O histórico treinador Flávio Costa dirigia o São Paulo, que podemos ver em pé: Vilásio, Roberto Dias, Geraldo, Luís Valente, Suli e Vítor. Agachados: Paulo Lumumba, Amauri, Gino, Benê e Canhoteiro.

    Curioso era o apelido do atacante Paulo, o Paulo Lumumba apelido esse que ganhou do radialista Geraldo José de Almeida em referência ao primeiro-ministro de então, da atual República Democrática do Congo, Patrice Lumumba que havia lutado pela independência de seus país em relação a Bélgica em 1960. Recordações e histórias bonitas do futebol.


    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade