Tatuí, 29 de Jun de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • Na Taça de Prata
  • Cláudio Aldecir - em 08/10/2016 08:48:45

    foto: Arquivo Cláudio Aldecir

    Aí está o Santos, em 12 de outubro de1969, no estádio do Pacaembu, disputando e tentando o bicampeonato da Taça de Prata ou Torneio Roberto Gomes Pedroza – o Robertão. A disputa antecedeu ao atual Campeonato Brasileiro.

    O jogo não foi nada favorável à equipe alvinegra. Ela acabou derrotada por 2 a 1 pelo Palmeiras. César fez dois e Pelé descontou.

    Orientados pelo treinador Antoninho, podemos recordar, em pé: Agnaldo, Carlos Alberto, Ramos Delgado, Djalma Dias, Clodoaldo e Turcão. Agachados: Edu, Lima, Luís Carlos Feijão, Pelé e Abel. O alviverde de Rubens Minelli jogou com Leão, Neves, Luís Pereira, Nelson e Zeca; Dudu e Ademir da Guia; Edu, Jaime, César e Serginho.

    Naquele mesmo ano, 1969, o campeão foi o próprio Palmeiras. Curiosidade é sobre o atacante Luis Carlos Feijão, que em 1962, então com 16 anos, interpretou Pelé no filme “O Rei Pelé”, do diretor argentino Carlos Hugo Christensen.

    Bom de bola, conseguiu se tornar jogador de futebol e até jogar ao lado do “Rei”, sempre mostrando rapidez e habilidade. Feijão começou no Nacional, da capital paulista. Esteve em bom momento no juvenil do Palmeiras. Jogou no Santos, Corinthians, Portuguesa de Santos, Olaria do Rio de Janeiro, na extinta Prudentina e encerrou no Belenenses, clube português.

    Histórias curiosas do futebol.

    Em novembro, o estádio campestre recebe os dois últimos jogos das semifinais. O primeiro está agendado para o dia 6, a partir das 9h30, e valerá pela categoria veteraníssima. Na ocasião, Clube de Campo receberá o Santa Cruz.

    Já no dia 13, o Clube de Campo enfrentará o Associados do Clube. A disputa está agendada para as 9h30, valendo vaga pela categoria superveteraníssima.

    O torneio mais longevo do município é disputado por equipes na veterana, veteraníssima e superveteraníssima. As partidas têm entrada franca e transmissão realizada pela equipe da Rádio Notícias.

    A emissora é a organizadora do evento desportivo. O torneio é voltado para a participação de atletas com 35 anos ou mais (da categoria máster). Ele dá início ao calendário desportivo do município e segue por nove meses. As finais estão previstas para dezembro. Já as semifinais terminam no dia 13 do mês que vem.

    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade