Tatuí, 27 de Jun de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • RIZEK 09/10/2016 parte 1
  • Jorge Rizek - em 08/10/2016 07:52:22

    foto: foto: foto: foto: foto: foto: foto: Fernando Foster foto: foto: foto:

    E a gente não se cansa
    De ser criança
    A gente brinca
    Na nossa velha infância
    ‘VELHA INFÂNCIA’
    (Arnaldo Antunes, Carlinhos Brown, Davi Moraes, Marisa Monte e Pedro Gomes)


    Agora eu era o herói
    E o meu cavalo só falava inglês
    A noiva do cowboy / Era você
    Alem das outras três
    Eu enfrentava os batalhões
    Os alemães e seus canhões
    Guardava o meu bodoque
    E ensaiava um rock
    Para as matinês
    ‘JOÃO E MARIA’
    (Chico Buarque e Sivuca)


    “Nossas ações, palavras e pensamentos criam anjos que podem ser positivos ou negativos. São forças espirituais que depois nos acompanham e nos dão proteção ou criam distúrbios.” “Sementes de Cabala”, Shmuel Lemle


    Trilhas de filmes consagrados - como “Superman”, “Star Wars” e “Jurassic Park” - estão no set list do Conjunto de Metais do Conservatório de Tatuí. O concerto é na quinta-feira, 13, no teatro “Procópio Ferreira”, de graça.

    Edmílson Baía, coordenador do grupo, elegeu o repertório só com trilhas de filmes. No telão, serão projetados trechos inesquecíveis das produções.


    A Educrescere está com a agenda cheia este mês!

    A primeira “Oficina de Degustação Musical” do mês aconteceu na quinta-feira, 6, apreciando a música italiana: “Do Padre Vivaldi ao Papa Rock”.

    O próximo encontro será dia 20, às 19h30, com o tema “Mozart de Salzburgo e o (Mineiro) Carioca Milton Nascimento”. No total, acontecerão quatro encontros coordenados pelo maestro Juliano Arruda.

    No dia 12 de outubro, Dia da Criança, a Educrescere abre as portas dos contêineres para seu primeiro Torneio de Robótica, que contará com a participação de equipes da região num campeonato de “Sumô de Robôs”. O evento será aberto ao público. Basta levar um quilo de alimento não perecível ou um brinquedo em bom estado para entrar.

    Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, a Educrescere também participará de um evento neste sábado, 8, em parceria com a Clínica Stimulus, que será realizado na rua em frente à clínica, e terá como objetivo principal a diversão unida à inclusão. Todas as crianças serão recebidas para a festa “Celebrando o Dia das Crianças - Todos Fazem Parte de um Todo.”


    A Big Band Jovem, de Joseval Paes, transforma o teatro do Conservatório de Tatuí em pista de baile no próximo dia 18, terça-feira. O show “O Real Baile da Saudade” reproduz uma festa de 1984, quando, nos grandes bailes, tocavam músicas das décadas de 30, 40 e também atuais.

    O evento terá participação especial do Balleteatro Fred Astaire, com cenografias de Ana Machado e Mirella Arena, e do setor de artes cênicas do Conservatório de Tatuí, com atores que farão intervenções durante o baile. A entrada é de graça, a partir das 20h.


    A Associação Brasileira dos Cavaleiros de Hipismo Rural realiza nos dias 8 e 9, em Tatuí, etapas dos campeonatos de salto, “Top Riders” e do Concurso Completo de Equitação.

    As provas acontecem no Centro Hípico Tatuí (Hípica Centaurus). O recinto, também conhecido com Espaço de Eventos Castanheiro, oferece uma das mais completas infraestruturas da região para a prática de hipismo, além de excelentes acomodações para receber um grande público.

    O evento marcará a inauguração deste que será o mais novo percurso de cross-country do interior paulista.

    A programação do final de semana hípico prevê provas de adestramento no sábado, 8, a partir das 9h, pelo pré-novatos, que serão julgadas por Laura Rosseti. As provas de salto terão início às 8h30, pela categoria “escola 0,40 m”.

    A grande final do Campeonato de Inovatyon Top Rider acontecerá após o término da prova de salto. Esta etapa será um desafio em duplas com obstáculos de salto/salto. O desenho da pista será assinado pelo “course designer” Claudio Durante Jr., que promete uma armação especial para esta que será a penúltima etapa do Campeonato de Salto e do Concurso Completo de Equitação da ABHIR.

    No domingo, 8, será dada a largada no cross, a partir das 8h30, seguida das provas de salto do CCE. A entrada é gratuita.


    Três alunos mirins do Conservatório de Tatuí serão solistas frente à Orquestra Municipal de Jundiaí, no concerto “De Crianças para Crianças”. Serão duas apresentações, nos dias 21 e 23, no teatro Polytheama.

    Os representantes da escola tatuiana serão: a violoncelista Mariana Camillo de Vasto, 12 anos, aluna da professora Elen Ramos Pires; o violinista Rafael Gonçalves Sanches, 13, aluno da professora Graziela Pagotto; o pianista Roberto Augusto Nunes, 13, aluno da professora Fanny de Souza Lima; e a harpista Nicoli Miranda de Camargo, 8, aluna da professora Talita Martins.


    Vera Holtz esteve no programa “Encontro com Fátima Bernardes”, segunda de estreia da nova novela, em que é protagonista, “A Lei do Amor”, e falou muito da sua família e de Tatuí.


    Atividades em diversas praças acontecem neste fim de semana. Na Praça da Matriz, no sábado, às 10h30, a fanfarra da Apae se apresenta em comemoração aos 40 anos da Apae Tatuí.

    Já a Concha Acústica recebe o Festival Alternativo de Música e Dança, no domingo, 9. Na Praça do Carroção, também no domingo, “Caminhada Rosa”.

    Na Praça da Matriz, o evento da Academia Sigma, 2ª Sigma Run, com caminhada 3 km, e corrida 5 e 10 km, domingo, às 7h30.


    A conveniência do Posto Ipiranga, na rua 11 de Agosto, é repaginada e ganha serviço 24 horas.


    O Museu “Paulo Setúbal” criou uma agenda para a semana das crianças.

    Quarta-feira, feriado, duas oficinas, a primeira de manhã e à tarde, “Brincando e Colorindo”. As duas do grupo Oficina do Saber, das 10h às 12h, de 4 a 6 anos, e das 14h às 16h, de 7 a 12 anos.

    Quinta-feira à noite, “Histórias das Crianças” e, à tarde, “Jogos Musicais”, por Luciana Porto.

    Sexta, 14, Talita Campos Urso, do grupo Pé no Quintal, coordena a oficina “Brincadeiras Musicais” e, à tarde, a equipe educativa do Quiz Museu. E sábado, 15, Talita Camargo coordena a oficina “Interação Musical”, para crianças de 4 a 6 anos, e, à tarde, Cacau Fest, com oficina “Jogos Teatrais.”


    Marcos Baldini rege o coral na missa em comemoração aos 266 anos da Matriz Nossa Senhora dos Homens de Porto Feliz, neste domingo à noite.

    O concerto terá participação do Coral Arquidiciocesano de Sorocaba e do Coral Centenário de Cerquilho.


    No mesmo endereço que já foi Armazém e Sushi, em breve, abrirá o novo restaurante da cidade.


    Casam-se neste sábado, 8, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, Laila, filha de Munir Muhamed Jamoul e Liliana Rossi Thomaz Muhamed Jamoul, e Camillo, filho de Carlos Alberto Thomé e Maria Cristina Franco Thome (in memorian).


    O chá bar de Camillo aconteceu na sexta, 23 de setembro, no Spazio La Bari.

    O convite on-line contava toda a história de amor entre Laila e Camillo e o chá bar do casal era um pouco dessa história. Leva Neguinho no Choupana, quando se conheceram, no Rio de Janeiro, onde Camillo pediu Laila em casamento, no Copacabana Palace.

    Assim sendo, a festa tinha as calçadas do Rio nas toalhas de mesa, no tapete de entrada. Depois de Leva Neguinho, o DJ Felipe Melo esquentou a pista. Claro que teve a brincadeira de acertar perguntas e até a dança das cadeiras com os padrinhos.

    Como no Réveillon que passaram no Copacabana Palace, o dress code era branco para os convidados.


    Agradeço a todos que carinhosamente me confortaram por ocasião do falecimento de minha mãe, Lázara. Obrigado!



    A SEMANA INTEIRA
    Sábado, 8
    10h30, Praça da Matriz, Banda Marcial da Apae
    11h, Museu “Paulo Setúbal”, “Um Poquito de Brasil”
    17h, A Fábrica, “Live by Night”
    18h, Sala Preta do setor de artes cênicas, Machos Cia. Trupes
    20h, teatro “Procópio Ferreira”, “Devaneios Poéticos em Cenas de Agreste”
    20h, sala de convenção da Colina das Estrelas, recital de violão, lançamento de CD “Edson Lopes”
    21h, 149 Snooker Bar, Duo AR
    22h, Bangalô, Leo Bueno & Júlio Cesar
    22h, Estação Gourmet, Júlio Nascimento
    22h, Capitão XV, Rodrigo Momberg
    22h, Clube XI, “Rock Fantasy Party”, Vodka Joe
    23h, Clube 11 de Agosto, “Rock Fantasy Party”

    Domingo, 9
    7h30, Praça da Matriz, 2ª Sigma Run Caminhada e Corrida
    8h, Praça do Carroção, Caminhada Rosa
    12h, Clube Renascer, almoço dançante, Banda Barriga
    15h, Concha Acústica, Festival Alternativo de Dança – DJ’s e grupos de dança
    18h, teatro “Procópio Ferreira”, “Quem Casa Quer Casa”, grupo Garagem & Cia.
    20h, Estação Gourmet, Avenida 5

    Terça, 11
    18h, Á Fabrica, roda de choro
    20h, Estação Gourmet, roda de choro
    20h, teatro “Procópio Ferreira”, Coro Infantil, Coro de Câmara e Coro Sinfônico Jovem

    Quinta, 13
    15h, teatro “Procópio Ferreira”, Cameratas Infantojuvenil, Juvenil e Jovem de Violões
    20h, teatro “Procópio Ferreira”, Conjunto de Metais apresenta “Trilhas de Filmes”

    Sexta, 14
    14h, teatro “Procópio Ferreira”, Grupo Percussão Jovem
    20h, Camerata Jovem de Cordas e Orquestra de Violoncelos


    TIM-TIM
    8 - Cecília Favier Peixoto
    9 - Marcelo Peixoto
    10 - Ricardo “Gervásio” Ferriello / Lucas Bolzan Costa
    11 - Marilu Ap. Rodrigues da Costa
    12 - Nivalda Holtz de Paula / Alexandre Scalise
    13 - Guto Serrão


    FALEI E DISSE
    “A impunidade enlouquece.”
    Bruna Lombardi, em entrevista para “Isto É”

    “O quadril e o joelho têm dado uma reclamadinha.”
    Lulu Santos, 63 anos, para Bruno Astuto, na revista “Época”

    “Esta reforma não é obra de uns gatos-pingados, como disse, por pura ignorância, o Faustão na TV. Ele é produto de duas décadas de debates que atravessaram vários governos.”
    Maria Helena Guimarães, na entrevista das páginas amarelas da “Veja”, sobre o comentário de Fausto Silva por causa da reforma do ensino médio, desenvolvido por ela e sua equipe

    “Depois do que as urnas disseram em todo o país neste domingo, tese petista do golpe faleceu.”
    José Agripino, senador, sobre o PT ter sido o partido que mais encolheu nestas eleições

    “Ficou evidente a dificuldade do sistema político em oferecer alternativas. As pessoas estão desconfiadas dos políticos de carreira.”
    Marco Antonio Carvalho Teixeira, cientista político

    “Ver que conseguimos construir uma relação com a cidade que talvez nenhum outro prefeito conseguiu... O resultado não foi por causa de campanha. Nosso governo foi uma realidade para as pessoas de toda a cidade.”
    ACM Neto, reeleito para a Prefeitura de Salvador com 74% dos votos válidos, maior vitória entre as capitais brasileiras

    “Fragilidade da periferia tocou meu coração.”
    João Dória, prefeito eleito de São Paulo



    Na quarta, estivemos no Sindicato Rural Patronal, juntamente com o Conselho de Turismo, mostrando um pouco do Comtur, conversando sobre turismo com os alunos do curso de Turismo Rural, parceria do Sindicato e Senai, que começou no início do ano e está no módulo oito, faltando mais dois módulos, coordenados pela professora Fanny, expert no assunto. A turma 2016 está animadíssima e tem vários projetos em pauta.


    Francine Jubran ficou em segundo lugar no concurso Deca Brasil 2016. Fran, que é designer de interiores, está a todo vapor, inclusive, com dois projetos em residências aqui em Tatuí.


    Célia Menezes reuniu amigos para comemorar seu aniversário.