Tatuí, 29 de Jun de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • Amistoso
  • Cláudio Aldecir - em 03/09/2016 09:04:16

    Foi um dos vários amistosos que a seleção brasileira fez durante os preparativos para o Mundial da Inglaterra que se aproximava. Esse foi no recém-inaugurado Mineirão, em 18 de maio de 1966.

    Lembrando que a Comissão Selecionadora Nacional (Cosena) convocou 45 jogadores atuando no Brasil e dois do exterior (Jair da Costa e Amarildo, ambos no futebol italiano) para os treinamentos.

    A foto mostra uma das formações, que acabou vencendo o País de Gales pela contagem mínima, gol de Lima. Em pé: Murilo (Flamengo), Fábio (São Paulo), Djalma Dias (Palmeiras), Edson (Corinthians), Leônidas (Botafogo) e Dudu (Palmeiras). Agachados: Jairzinho (Botafogo), Célio (Vasco), Tostão (Cruzeiro), Lima (Santos) e Ivair (Portuguesa de Desportos), sob o comando de Vicente Feola.

    Destes, somente Tostão, Jairzinho e Lima foram inscritos entre os 22 (número permitido na época) para disputa do Mundial.

    Esse goleiro Fábio, que atuava no tricolor paulista, era oriundo do Cruzeiro (Minas Gerais) e foi envolvido numa troca com o também goleiro Raul Plasmman. Este último, paranaense que esteve em uma rápida passagem pelo tricolor. No clube mineiro, ganhou fama e foi campeão da então Copa Brasil neste mesmo ano de 1966. E engatou sua carreira indo, depois, para o Flamengo.

    Curiosidades do futebol.


    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade