Tatuí, 30 de Abr de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • América do Rio de Janeiro
  • Cláudio Aldecir - em 02/07/2016 08:19:27

    Considerado o segundo time de muitos torcedores, sua denominação e cores deram motivação para a fundação de outros “américas” pelo pais inteiro, o compositor Lamartine Babo notório “americano”, fez o hino do clube, revelou grandes craques como Canário que jogou no Real Madrid, Djalma Dias, Edu Coimbra (maior ídolo do clube), entre outros.

    A foto mostra a equipe de 1961, um ano depois de conquistar o título guanabarino e podemos ver em pé: Pompéia, Milton Paquetá, Djalma Dias, Wilson Santos, Amaro, Ivan e o massagista Olavo. Agachados: Danilo, Calazans, Fontoura, João Carlos e Serginho.

    Fundado em 18 de setembro de 1904, a curiosidade é que o seu nome não tem acentuação, já que se adota a grafia em inglês.

    Na história americana citam-se grandes e históricos torcedores entre eles o jurista Sobral Pinto, o maestro Heitor Villa-Lobos, os cantores Sílvio Caldas e Tim Maia, os compositores Noel Rosa e Dona Ivone Lara.

    Grande histórias e curiosidades do futebol.


    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade