Tatuí, 29 de Jun de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • Antes da Copa de 1962
  • Cláudio Aldecir - em 04/06/2016 09:40:01

    foto: Arquivo Cláudio Aldecir

    Uma bela formação do Brasil num amistoso contra o País de Gales (3 x 1 – Garrincha/Coutinho/Pelé) no Maracanã em maio de 1962, portanto um pouco antes do início da Copa do Mundo de Futebol no Chile.

    Notem que a maioria dos jogadores eram do Santos F. C. que fazia furor naqueles tempos no futebol mundial, o ataque exceto Garrincha, era do alvinegro praiano. Eram jogos amistosos que embalavam a equipe do treinador Aymoré Moreira e também ia delineando a formação ideal.

    Dias depois nova vitória pelo mesmo placar contra o mesmo adversário (que tinha um ótimo cartel de vitórias na Europa, essa seleção do Reino Unido), desta vez no Morumbi, onde a seleção se despediu e viajou para o Chile para voltar com o bicampeonato.

    A foto foi recuperada de uma antiga revista esportiva de grande circulação na época, a Revista do Esporte e pelas mangas compridas estamos deduzindo que naquele maio de 1962 estavamos com temperatura baixa, pelo menos no Rio de Janeiro.

    Em pé: Jair Marinho (Fluminense), Zéquinha (Palmeiras), Nilton Santos (Botafogo), Zózimo (Bangu), Gilmar e Mauro (ambos do Santos). Agachados: Garrincha (Botafogo), Mengálvio, Coutinho, Pelé e Pepe (todos da equipe do Santos) e o massagista Mário Américo.

    Interessante que todos estariam no mundial, todavia Jair Marinho, Zéquinha, Mengalvio e Pepe não foram titulares. Uma recordação importante de uma época em que era a CBD (Confederação Brasileira de Desportos) quem comandava as ações do futebol, com um pouco mais de detalhe pode-se ver essa inscrição nos distintivos nas camisas.

    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade