Tatuí, 30 de Abr de 2017
Tatui
+18...+30° C
  • O Estrada
  • Cláudio Aldecir - em 30/04/2016 09:30:07

    foto: Arquivo Cláudio Aldecir

    Perfeitamente. Era assim mesmo que o torcedor se referia quando estava falando do bom time que fez grande sucesso, o Estrada de Ferro Sorocabana de Sorocaba, com uma formação bem estruturada e de bons jogadores.

    Foi a equipe campeã da então segunda divisão de profissionais, há 55 anos, portanto em 1961, quando brilhantemente venceu na final a Usina São João de Araras (equipe que depois se tornou o União São João) por 3 a 2.

    Podemos recordar, em pé: Dado, Valdir, Tujá, Luís Arruda e Rogério. Agachados: Gaeta, Palmeira, Anacleto, Jacyr, Esquerdinha e Português.

    Era uma das duas equipes que a cidade de Sorocaba dispunha, a outra era o São Bento que, coincidentemente, no ano seguinte, 1962, foi o campeão da primeira divisão de profissionais, conseguindo, desta forma, o direito de disputar a chamada, na época, divisão especial com os melhores times do futebol paulista.

    Era Sorocaba nos anos 1960 dando lição e mostrando como se jogava um ótimo futebol, revelando grandes craques. Entre eles, destacamos os zagueiros Marinho Perez e Luiz Pereira, titulares da seleção na Copa de 1974 na Alemanha. Foram revelados, respectivamente, no Estrada e no São Bento.

    Grandes momentos, grandes craques, na memória dos torcedores.


    NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade